O Esporte como ferramenta de inclusão social

28 de julho de 2023 2 mins to read
Share

O esporte é uma importante ferramenta para promover a inclusão social e a convivência em grupo, em especial das crianças. Atividades esportivas auxiliam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina e do respeito ao próximo. 

Por isso, nos últimos anos vemos um aumento significativo de projetos esportivos destinados aos jovens, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Além disso, o esporte pode ser uma ferramenta de proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, diminuindo o ócio e evitando que se envolvam em situações perigosas. 

Projeto Esportivos para Jovens de Classes Populares 

Durante a prática esportiva, as crianças aprendem a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, bem como a conviver em grupo, a resolver conflitos. Quando aliado à educação, é uma forma de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual. 

Assim, é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, saibam trabalhar em grupo e entendam como podem usar sua determinação para alcançar objetivos. 

O Esporte como Estímulo à Integração Social 

Ao criar obrigações, estimulamos o lado intelectual e físico e oferecemos chances reais de integração. Investir em projetos esportivos de qualidade é uma forma de contribuir para um futuro mais justo e integrado, daí a importância do projeto Usina dos Campões. 

Usina de Campeões

O projeto social idealizado por mim, em parceria com Pedro Rizzo, atende 400 crianças e jovens de 7 a 20 anos das comunidades no entorno da empresa, na região do bairro de Manguinhos. A Usina oferece aulas de judô, jiu-jitsu, muay thai, luta olímpica, boxe, capoeira e taekwondo no contraturno escolar. Além de poderem praticar todas as modalidades, os alunos ainda recebem uma cesta básica mensal, lanche no local e assessoria social e jurídica para a família.  

A Usina de Campeões nasceu da ideia de oferecer oportunidades de vida por meio do esporte, seguindo os preceitos das artes marciais, como disciplina, dedicação, perseverança, ética, trabalho em equipe e respeito.