Quem é Ricardo Magro

Ricardo Magro é advogado, especialista em combustíveis e largamente conhecido no árido universo da vida empresarial devido às batalhas que trava contra os arbítrios estatais e contendas jurídicas recorrentes. Entretanto, poucos conhecem as iniciativas sociais do grupo capitaneado pelo advogado, o Andrade Magro.

Ricardo Magro é um grande incentivador da inclusão social através do esporte e da educação no Rio de Janeiro. A vertente mais notória do grupo Andrade Magro, que controla a Refinaria de Manguinhos, é o projeto Usina dos Campeões. Desde 2016 o projeto de inserção social beneficia mais de 200 crianças e adolescentes das comunidades próximas à Manguinhos.

Porém nem sempre foi assim, o projeto social chegou a ser abortado após a iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro, em janeiro de 2012. À época o governador Sérgio Cabral, com promessas e alegações infundadas, desapropriou o terreno onde funciona por mais de 60 anos o complexo de Manguinhos. Dois anos depois a Justiça revogou o decreto estadual, considerando-o ilegal. Mas independente dos detalhes jurídicos, a primeira vitima da intervenção foi a comunidade local. Ela representou a interrupção do programa Usina de Cidadania, que a Refinaria manteve por mais de 14 anos e que beneficiava milhares de crianças. Felizmente e gradualmente o projeto retoma sua expressão anterior, quando já atendeu 800 crianças, e foi reestruturado para dar oportunidades a crianças e adolescentes através das artes marciais.

“Tão logo consigamos repor a operação de modo seguro e gerando receita que suporte, reestruturaremos o projeto de modo que possa voltar a ajudar aos moradores da região. Se o governo nos deixar trabalhar o projeto vai voltar com força total”, acenou Ricardo Magro.

Normandie Mkt 2017 - Tous droits réservés